SOSites

Criar um Site com FrontPage

Com um site bem projetado, você pode gerar interesse no seu negócio, desenvolver boas relações com seus clientes, ajudá-los a selecionar entre seus produtos e até mesmo vender seus produtos e serviços on-line. O FrontPage 2003, a ferramenta de criação de site que acompanha o Microsoft Windows Small Business Server 2003 Premium Edition, oferece os recursos, a flexibilidade e a funcionalidade para ajudá-lo a criar um site.

 

Siga essas etapas básicas para começar:

 

1) Crie a estrutura do site

 

Após planejar o site, é fácil criá-lo no FrontPage 2003:

 

  • A partir do painel de tarefas do Guia de Introdução, escolha Criar uma nova página ou site.
  • Sob o título Novo site, escolha Mais modelos de site.
  • Escolha Site vazio e clique em OK. 

Agora você precisa adicionar algumas páginas ao seu site, e o modo mais rápido de fazer isso é através da exibição Navegação:

 

  • Vá para o menu Modo de Exibição e escolha Navegação.
  • Logo acima e à esquerda da grande área em branco, há uma barra de ferramentas. Clique no botão Nova página para criar a sua home page.
  • Clique na home page e pressione a tecla Inserir do teclado para criar novas páginas sob a home page. Repita a operação para cada subpágina que precisar adicionar. 

Para rotular suas páginas:

 

  • Clique na home page novamente e pressione a tecla Tab do teclado.
  • Digite um nome para a página 1 e pressione Tab novamente para nomear a próxima página.Para começar a trabalhar em uma página, simplesmente clique duas vezes na página para abri-la. Para voltar para essa exibição, clique na guia Site no canto superior esquerdo da página.

2) Adicione conteúdo ao site

 

A adição de conteúdo às suas páginas pode ser tão simples quanto digitar um texto e formatá-lo. Você irá perceber que em várias situações é muito semelhante ao Microsoft Word. Você pode selecionar texto e aplicar formatação a ele da mesma forma.

 

Se já tiver texto digitado em um documento Word, basta copiar e colar o texto na página, ou simplesmente arrastar e soltar o arquivo inteiro na página.

 

3) Formatar usando um tema

 

O uso de um "tema" do FrontPage possibilita que seja aplicado um formato já criado a todo o site para obter uma aparência mais profissional e coordenada. Ao usar um tema, é uma boa idéia verificar se os títulos e subtítulos estão formatados com o mesmo estilo. Isso permitirá que o tema os selecione e os formate de modo apropriado. Para aplicar um tema:

 

  • Vá para o menu Formatar e escolha Tema.
  • Navegue pelos temas disponíveis no painel de tarefas Tema.
  • Clique em um tema para aplicá-lo à página atual.

 

Também é possível criar o seu próprio tema ou personalizar um dos existentes selecionando opções no painel de tarefas Tema.

 

4) Adicionar interesse visual e usabilidade

 

O uso de imagens irá adicionar interesse visual ao seu site, mas não use imagens grandes demais. Quanto maior forem as imagens, mais tempo elas levarão para serem exibidas na tela do cliente. Para inserir uma imagem, vá para o menu Inserir, escolha Imagem e selecione do arquivo.

 

  • Para saber quanto tempo uma página levará para ser carregada por um visitante com uma conexão discada lenta, consulte o canto direito da linha na parte inferior da tela.

  • Se você tem várias imagens que deseja exibir na mesma página, experimente a opção Galeria de fotografias. Essa opção pode ser encontrada no menu Inserir e escolhendo Imagem.

 

Para garantir que os usuários podem navegar por diferentes páginas do seu site, é necessário adicionar algumas barras de navegação. Escolha Navegação no menu Inserir para acessar as opções.

 

5) Publicar na Web

 

É tecnicamente possível publicar o site na sua própria máquina, mas uma das desvantagens é que será necessário disponibilizá-lo aos possíveis visitantes na Internet o tempo todo. Isso traz toda uma série de questões relacionadas, incluindo hardware e segurança.

 

O melhor modo de começar é contratando um provedor de tecnologia ou o seu provedor de Internet para hospedar o seu site. Eles também podem ajudar a registrar e a comprar um endereço para o seu site. Isso se chama nome de domínio.

 

Assim que tiver um host e um nome de domínio, o restante é fácil: basta escolher Publicar site no menu Arquivo e escolher o método de publicação recomendado pelo seu provedor. Você também pode ser solicitado a fornecer o nome de usuário e senha fornecidos pelo seu provedor.

 

Também é possível publicar e gerenciar seu site através da exibição Site remoto que pode ser exibida a partir do menu Modo de Exibição.

 

6) Faça marketing do seu site

 

A próxima etapa é garantir que seus clientes conheçam o seu site e o visitem sempre. Certifique-se de incluir o endereço do seu site em toda a sua literatura de marketing e material impresso da empresa, mas existem outras coisas que você pode fazer.

 

Para encorajar os visitantes a retornar ao seu site com freqüência, experimente o seguinte: Experimente fazer o download do site em conexão lenta para garantir sua usabilidade por todos os visitantes. Eles não voltarão correndo se souberem que a página leva dois minutos para carregar.

Mantenha-a atualizada. Não há nada mais frustrante que um site que não é atualizado de modo adequado.

 

Responda às perguntas colocadas no site. Encorajar os visitantes a enviar perguntas por email e publicar as respostas pode ser um excelente modo de encontrar novos clientes e fornecer informações úteis. Isso também demonstra o compromisso da sua empresa e sua experiência no setor.

 

Fique de olho nos sites dos concorrentes para garantir uma concorrência favorável.

 

As opções de marketing externo que você pode levar em consideração são:  

 

Mecanismos de pesquisa: os clientes potenciais que não sabem que você existe precisarão procurar pelos produtos e serviços que você oferece usando mecanismos de pesquisa como Google, MSN Search ou Yahoo. Garantir que você apareça nessas pesquisas não é tão simples quanto parece, portanto, visite os sites de mecanismos de pesquisa e leia sobre como garantir que seu site tenha uma boa possibilidade de ser exibido.

 

Intercâmbio de link: por que não encontrar uma outra empresa que esteja interessada em fazer um intercâmbio de links com você? Isso significa que você exibe um link para o site dessa empresa e, em troca, ela exibe um link para o seu site. Os candidatos apropriados para intercâmbio de link poderiam ser empresas que oferecem serviços complementares aos seus ou simplesmente outras empresas que possuem o mesmo público alvo que você.

 

Comércio eletrônico: outro modo óbvio de fazer com que os clientes voltem ao seu site é vender seus produtos e serviços online. Se decidir adicionar comércio eletrônico ao seu site, é recomendável consultar um especialista para a configuração de sua loja na Internet. Você irá precisar de alguma tecnologia de "cesta de compras" e de ferramentas para processamento de pagamentos. Existem vários aplicativos de compras online que são compatíveis com o FrontPage. A próxima etapa consiste em pesquisar as diferentes opções a fim de determinar a mais adequada à sua empresa.