SOSites

Buscadores

  • Otimizando para os buscadores

Hoje em dia é inevitável que você, que é webmaster ou proprietário de sites e/ou blogs, estejam alheios à essa prática que surgiu nos Estados unidos e que, apesar de toda essa crise atual nos diversos setores da economia, está crescendo cada vez mais. Quando o assunto é aparecer nos resultados de busca, vejam o que fazer a seguir…

1 - Metatags - Com elas é possível configurar de maneira eficiente a metatag “title”, título, a metatag “description”, descrição, e as “keywords” que são as palavras-chaves de sua página.

O título de uma página é o fator mais importante da otimização da mesma. escreva títulos curtos, em torno de 130 caracteres, mas com descrição perfeita ao conteudo da página. Através dos títulos os buscadores identificam, avaliam e exibem as páginas. É o que o usuário enxerga de cara no resultado de busca.

A metatag “description”, ou descrição, junto ao título formam o snippet, que é aquele resumo de resultado de pesquisa que você vê no Google por exemplo. Se a descrição for grande ou não-descritiva, aparecerá cortada e/ou não dará noção sobre o conteudo da página.

A metatag “Keywords” palavras-chave são muito eficientes pois, através delas um termo de busca poderá ser associado ao conteúdo de sua página, e assim aparecendo no resultado de busca. Percebeu a importância desses quesitos?!!!

2- Texto-âncora - É a palavra ou frase a ser linkada. Por exemplo, você cria um link após um post assim: “otimização de sites“, ainda URL seja diferente, mas o que você usa no texto-âncora deve ser totalmente descritivo. A importância da descrição do texto-âncora é imprescindível. Sendo assim, o destino do link deve ser coerente ao texto-âncora e vice-e-versa. E o impacto também virá em forma de backlinks e pagerank.

3 - URLs amigáveis (Slurg) - É a forma que os buscadores entendem melhor suas URLs e o conteudo delas. Antes ninguém se preocupava com isso, hoje em dia ninguém quer ficar sem isso…rsss. Ou seja, escrever URLs hoje é diferente do que em outrora. Ex: errado > nuvemseo.net/434355_social-?65nova000rede, certo > nuvemseo.net/nova-rede-social . A URL deve ser descritiva e sem uso de caracteres especiais, sem sentido, inúteis, sem semântica. Descrição, relevância e contextualização, são tudo em SEO.

4 - Palavras-chave - As palavras-chave são as palavras escolhidas para representar seu negócio, produto, serviço ou texto da página. Elas devem ser muito bem elaboradas, testadas e medidas. Quando usamos as palavras certas nos títulos, nas metatags, nuvem de tags, descrições e contexto, temos grande chances de aparecermos em primeiro lugar nos buscadores para determinada palavra-chave.

5- As propriedades HTML para tamanho de fontes H1, H2, H3 e bold - Elas desempenham cada uma seu papel não só na estrutura do HTML mas também no texto da página. Devemos sempre usá-las hierarquicamente, isto é, seguindo seu grau de importância, sempre h1 para o título principal, h2 para subtítulo e h3 para o corpo do artigo. No SEO elas tem grande infuência por serem inspecionadas pelos buscadores no momento da busca executada pelos Crawlers, pela sua relevância.

Para saber quais são as palavras mais pesquisadas pelos internautas, visite um dos buscadores a seguir: Lycos Top 50 (mostra as 50 palavras mais pesquisadas) ou Radix (mostra as 100 palavras mais pesquisadas). 

  • Cadastrando seu site em vários mecanismos de busca

Existem alguns sites que cadastram o seu site em vários mecanismos de busca, poupando você do serviço de ter que visitar um a um e preencher os formulários de inclusão. 

AddMe - Cadastre seu site em 14 ferramentas de busca rapidamente, basta preencher um formulário. Site em inglês.  

Buscas - enchendo um único formulário, você poderá inscrever seu website em até 30 mecanismos de buscas automaticamente em menos de 15 minutos.  

Cadastrando - Cadastrando inclui seu site em mais de 80 mil sites de buscas, do Brasil e do mundo.  

Cadastra  - Cadastre seu site em até 1500 sistemas de busca, catálogos, guias empresariais e comerciais, diretórios, sistemas Spiders (indexadores), sites de links gratuitos (FFA) e qualificadores de sites.  

Divulgue! - O Divulgue! é um sistema de cadastramento online em mecanismos de busca. Cadastre seu site em mais de 10.000 buscadores de todo mundo.  

I need hits - I need hits cadastra gratuitamente seu site em 28 ferramentas de buscas. Site em inglês. 

  • Principais ferramentas de busca

As principais ferramentas de busca nacionais, onde se concentram a grande maior parte das visitas, são: Achei, Altavista, Aonde, Cadê?, IMais, Lycos Brasil, Onde Ir?, RadarUOL, Yahoo! Brasil e Zeek!